Moya https://moyaortodontia.com.br Odontologia e Ortodontia Tue, 03 Oct 2017 10:55:38 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.5.3 Muito além da cárie: 9 doenças que se manifestam pela boca https://moyaortodontia.com.br/muito-alem-da-carie-9-doencas-que-se-manifestam-pela-boca/ https://moyaortodontia.com.br/muito-alem-da-carie-9-doencas-que-se-manifestam-pela-boca/#respond Mon, 25 Sep 2017 21:26:34 +0000 http://moyaortodontia.com.br/?p=330 Diabetes, problemas no fígado, síndromes auto-imunes, HIV e até câncer; veja quais doenças deixam sinais na boca, e como identificá-los.

Consultar o dentista a cada semestre ou a cada ano é essencial para identificar problemas bucais como a cárie, a periodontite e o acúmulo de biofilme. Além de detectar e reverter as condições, esse profissional de saúde tem um papel fundamental para flagrar outras doenças que ultrapassam as fronteiras da boca. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo listou nove enfermidades que dão sinais por ali:

1. Sífilis

Um dos primeiros sintomas dessa infecção bacteriana é uma ferida na gengiva que demora a cicatrizar. Ela também pode causar placas vermelhas e úlceras nessa região. O Brasil, aliás, vive um surto da doença: só no estado de São Paulo houve um crescimento de 603% no número de casos em seis anos. O problema é ainda maior para gestantes e bebês: a elevação foi de 1001% nesse grupo. E pensar que um simples antibiótico é capaz de tratar o quadro e evitar muitas de suas complicações…

2. Leucemia

Esse tipo de câncer que se inicia na medula óssea e afeta as células do sangue é marcado por um inchaço da gengiva e uma maior propensão a sangramentos espontâneos sem nenhuma razão aparente. O aparecimento dessas características exige muita atenção.

3. Anemia

A ausência de glóbulos vermelhos saudáveis causa fadiga, palidez, falta de ar e tonturas. Outra manifestação é uma língua mais lisa — parece que ela fica “careca”, como um pneu velho que rodou muito por avenidas e estradas. O ideal é que esse músculo esteja sempre áspero e brilhante.

4. Bulimia

Esse transtorno psiquiátrico é marcado por abusos de laxantes e pela indução de vômito. O paciente ainda alterna episódios de compulsão seguidos por momentos compensação. O hábito de regurgitar com frequência faz com que muitos ácidos do estômago cheguem à boca. Isso destrói as camadas superficiais dos dentes e machuca toda a mucosa.

5. Câncer bucal

O vírus HPV, transmitido durante o sexo, está por trás da maioria dos casos de câncer do colo do útero. Ele também é um dos principais vilões dos tumores de cabeça e pescoço. Na boca, ele forma verrugas que podem evoluir para uma encrenca mais séria. Se você perceber alguma afta ou lesão que não desaparece após duas semanas, é bom verificar logo com o dentista o que está acontecendo.

6. Doenças Autoimunes

Enfermidades como o lúpus eritematoso sistêmico e o pênfigo vulgar, em que o próprio sistema imune ataca estruturas do corpo, podem dar sinais como úlceras nas mucosas da boca. Essas feridas doem bastante e não costumam se fechar facilmente.

7. Diabetes

O descontrole nas taxas de açúcar pode vir junto com um hálito ruim. Há quem diga que o cheiro se assemelhe ao de frutas envelhecidas. Esses pacientes usualmente apresentam gengivite, a inflamação das gengivas.

8. Cirrose hepática

Lesões no fígado têm inúmeras causas, como o álcool, a gordura e alguns tipos de vírus. Se não tratadas a tempo, elas podem se tornar crônicas e comprometer de vez a saúde. Nesses indivíduos, as partes moles da boca mudam de cor e chegam a ficar até amarelas ou esverdeadas.

9. AIDS

A doença provocada pelo vírus HIV pode aparecer aqui por meio de gengiva inflamada, placas esbranquiçadas, linhas verticais brancas na região lateral da língua e aftas de grande extensão. O sistema imune enfraquecido pela infecção possibilita que outros micro-organismos tomem conta do espaço e levem a todas essas chateações.

Conteúdo originalmente publicado em SAÚDE
]]>
https://moyaortodontia.com.br/muito-alem-da-carie-9-doencas-que-se-manifestam-pela-boca/feed/ 0
Chupeta: afinal, pode ou não pode? https://moyaortodontia.com.br/chupeta-afinal-pode-ou-nao-pode/ https://moyaortodontia.com.br/chupeta-afinal-pode-ou-nao-pode/#respond Mon, 25 Sep 2017 21:20:35 +0000 http://moyaortodontia.com.br/?p=327 Não é de hoje que a introdução da chupeta na vida dos bebês por parte dos pais vem sendo bastante criticada por profissionais, afinal, seu uso contínuo pode causar problemas sérios na formação da arcada dentária nas crianças. Porém, existem alguns casos em que o uso da chupeta pode ser recomendado por médicos e dentistas. Quando realizado dentro de algumas regras e em situações específicas, pode trazer benefícios para a criança e minimizar os riscos de problemas bucais.

De acordo com a dentista e biomédica em biomodulação hormonal, Dra. Cristina Gottlieb, o uso da chupeta é recomendado quando o bebê apresenta o hábito de chupar o dedo, por exemplo. “Por estar mais acessível, o dedo poderá ser usado com mais frequência e este hábito trará alterações ortodônticas como mordida aberta, mordida cruzada, alterações na posição da língua durante a fala e a deglutição”, explica.

Ainda de acordo com a dentista, a chupeta também pode causar esses problemas, mas se bem utilizada e administrada, os danos serão menores. Outra utilidade para o artefato, é em casos onde o bebê tem dificuldades com a amamentação, seja por rejeição, ou por falta de leite da mãe. “Quando isso ocorre, a chupeta é recomendada para complementar a necessidade do bebê de realizar os movimentos de sucção, que a mamadeira não preenche. Ao se alimentar na mamadeira, o bebê não exercita adequadamente os músculos orofaciais”, argumenta a especialista. Nesses casos, logo após a mamadeira, é oferecida a chupeta para que o bebê exercite a musculatura da maneira adequada.

Síndrome da Morte Súbita Infantil

Estudos recentes correlacionam o uso da chupeta durante o sono com a redução da morte súbita em bebês de até 12 meses de idade. Em casos como este, o uso deve ser feito apenas depois do primeiro mês de amamentação, para que a chupeta não interfira na consolidação do hábito do aleitamento materno. Além disso, acredita-se que a chupeta ajuda o bebê a manter as vias aéreas livres, dificultando ainda mais o sufocamento. De qualquer forma, é recomendável que quando a chupeta for utilizada por esse motivo, seja retirada após o primeiro ano de vida do bebê, que é quando ocorre significativa redução desse risco.

Mesmo com alguns benefícios, a especialista alerta contra o habitual uso da chupeta “Quando está com algum tipo de desconforto,o bebê usa o choro para se comunicar. Então, a chupeta já é comumente comprada como parte do enxoval do bebê, e costuma ser introduzida à criança como forma de calmante. Se antes de tentar descobrir a causa do choro, a mãe logo der a chupeta a criança, ela vai associar a diminuição da angústia à chupeta e aí estará criado um novo problema a longo prazo, além dos problemas dentários”, finaliza a dentista.

Guia prático de atualização

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou recentemente um Guia Prático de Atualização sobre o uso de chupeta em crianças amamentadas, com os prós e contras.

Clique aqui para acessar.

Publicado originalmente em DentalPress
]]>
https://moyaortodontia.com.br/chupeta-afinal-pode-ou-nao-pode/feed/ 0
Procura por lentes de contato dental supera implantes de silicone https://moyaortodontia.com.br/procura-por-lentes-de-contato-dental-supera-implantes-de-silicone/ https://moyaortodontia.com.br/procura-por-lentes-de-contato-dental-supera-implantes-de-silicone/#respond Mon, 25 Sep 2017 20:58:26 +0000 http://moyaortodontia.com.br/?p=324 Os tratamentos estéticos na área da Odontologia evoluíram muito com o passar dos anos, atraindo cada vez mais brasileiros para os consultórios odontológicos. Todos os pacientes querem dentes alinhados e brancos, tanto que a procura por estes procedimentos viraram febre e já superam até a procura por cirurgias plásticas.

Dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) revelam um crescimento de 300% na busca por lentes de contato dental nesses últimos anos, enquanto que a média por procura de próteses de silicone e lipoaspiração é de 10% ao ano.
As lentes de contato dental são finas lâminas de porcelana (0,2 a 0,5mm de espessura) que são aplicadas sobre os dentes. Com elas é possível fazer alterações de cor, formato e tamanho dos dentes.

Segundo a Dra. Daiane Sampaio, especialista em Prótese Dentária, é possível obter excelentes resultados estéticos e funcionais com o uso das lentes de contato, pois o uso de tecnologias digitais nos permite fazer diagnósticos e planejamentos mais precisos.
A confecção das lentes é um processo rápido e pouco invasivo. Normalmente são
necessárias três consultas para a sua conclusão.

Na primeira consulta, são feitas fotografias e modelos de estudo para planejamento do caso. Na segunda, é feita a “prova” de lentes provisórias para avaliação do paciente e ajustes, seguido de preparo dos dentes e moldagem de
trabalho. E, finalmente, na terceira e última consulta, as lentes de contato são cimentadas nos dentes.

A manutenção desse tipo de tratamento é feita no próprio consultório odontológico durante as consultas de rotina do paciente. As lentes de contato possuem alta durabilidade e permitem a obtenção de um sorriso ainda mais perfeito.

]]>
https://moyaortodontia.com.br/procura-por-lentes-de-contato-dental-supera-implantes-de-silicone/feed/ 0